terça-feira, 14 de junho de 2011

Time Line do Rock


O rock surgiu em meados dos anos 50 nos Estados Unidos. Originou-se principalmente do blues, ficando por conta dos negros darem continuidade ao movimento, criando os riffs e solos mais simples e acelerados. A primeira geração do rock surgiu com Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, etc. Era um rock mais simples e dançante, mesmo assim na época era marginalizado pela sociedade “branca” dos EUA. Depois começou a ser popularizado com o estouro da carreira de Elvis Presley.
Na década de 60, o surgimento dos Beatles foi muito importante, pois mudou completamente o cenário musical no mundo, trazendo à tona a Beatlemania, que perdura até os dias atuais. Além de popularizar o rock pelo mundo, contribuíram para a evolução do mesmo, fazendo em cinco anos o rock subir a um novo nível, mais ácido dando espaço para o rock progressivo. A partir daí, vários outros tipos de rock foram aparecendo, como hard rock, heavy metal, punk rock entre outros.
O Reino Unido contribuiu muito para o rock mundial, pois a “Era de Ouro” (1963 - 1974) teve seu início lá, pois trouxe bandas como The Beatles, The Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, Cream, Jethro Tull, Deep Purple, etc, para o cenário musical, que até hoje são ovacionadas e não param de gerar fãs de geração em geração. Até hoje é o lugar onde o universo musical é mais rico, ou seja, é considerada a Meca do rock’n’roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário