terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nissan Livina provoca Fiat Idea

Neste final de semana assistindo ao seriado do Dr. House, em um intervalo me deparei com mais um inusitado comercial da Nissan.
Para alegria de todos este comercial que cita o concorrente Fiat Idea não foi retirado do ar, mas tudo indica que está para acontecer uma denúncia a qualquer momento.
Está virando uma rotina fazer comerciais no Brasil para que o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) faça um pedido carinhoso para tirar o comercial do ar, pois não pode citar a concorrência.
Lembrando que este órgão já interviu em um comercial criado pela Lew´Lara\TBWA para Nissan Livina, que cita os concorrentes Honda, Fiat e GM.
Então eu me pergunto por que as agências continuam agindo desta forma, criando e gastando dinheiro de grandes instituições para que chegue uma denúncia da concorrência e este comercial seja retirado do ar, como sempre acontece aqui no Brasil.
Será porque depois que o CONAR faz sua intervenção acaba gerando mídia espontânea e engajamento para a marca? Será porque estes comerciais acabam indo para as redes sociais e se torna muito mais fácil a conversa com o público alvo do comercial, que está cada vez mais presente buscando informações na internet?
Será mais uma jogada publicitária, ou apenas tentando introduzir uma nova filosofia de fazer comerciais, onde seria aberto para citar a concorrência livremente, mas falando sempre do diferencial de um produto/serviço para outro? Quem sairia ganhando nesta briga acirrada seria o cliente claro.

Agora basta esperar e ver o desfecho de mais um capítulo da Novela Brasileira de Comerciais.

Não viu ainda? Então veja.



















Lucas Zucchello

Nenhum comentário:

Postar um comentário