Não é muito diferente de criar peças publicitárias, mas também não é uma receita de bolo onde você coloca uma pitada de imaginação, outra pitada de conhecimento, e mais uma pitadinha de pesquisa e pronto só deixar cozinhar o arquivo por 30 minutos e está pronto.
Há algumas técnicas para ajudar o desenvolvimento na hora da criação.
Quando se têm o tema definido fica mais fácil para desenvolver o roteiro.
A princípio é indicado que se faça um Brainstorm de idéias sobre como será desenvolvido a filmagem, a imaginação forma as imagens e assim como ocorrerá.
A partir das idéias desenvolve-se o roteiro Literário, quanto mais roteiros possuir melhor, muitas vezes parte-se para a fusão de todos os roteiros Literários produzidos porquê sempre fica um pequeno detalhe faltando.
Montagem das Cenas
A partir do roteiro Literário partimos para a divisão de cenas, imaginar exatamente como será cada cena, se a gravação será feita em área interna ou externa, dia ou noite tudo isto no cabeçalho de cena.
EX:
CENA 1. CASA DA SOGRA. COZINHA. INT. DIA
É desta maneira que se indica onde será feita a gravação, também pode colocar no final de cada cena uma observação indicativa para o diretor, do jeito em que o ator deve atuar ou agir em determinada cena.
Como se faz a decupagem?
É a parte mais complexa de se montar o roteiro, pois esta requer habilidades de o redator do filme conhecer planos de filmagem, e movimentos de câmera.
Conforme o passar de tempo em que se cria mais roteiros o Feeling do redator aumenta e esta prática torna-se muito mais fácil e ágil.
EX:
Cenas | Áudio |
Câmera com close na porta. A campainha toca. Texera atende. É seu amigo. | |
Os dois de cumprimentam. Plano Médio | Fabio fala: E ai, vamos assistir aquele jogo, vai rolar cerveja? Texera: Opaa!! demorô... |
Nada muito complexo, agora é só colocar a imaginação pra funcionar e criar seu próprio roteiro.
Lucas Zucchello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário