terça-feira, 9 de novembro de 2010

Timing na Publicidade em Midias Sociais



O timing é muito importante para que uma campanha publicitária surta efeito. Precisa ser com transparência e informações necessárias sobre determinado produto e/ou serviço.
Por exemplo, uma ação usando várias mídias sociais atualmente é a campanha do festival  mais tradicional e conhecido do Brasil: o Rock in Rio voltou para seu país de origem.
A campanha se baseia em informar e relembrar o interessado sobre tudo referente ao festival, de como vai ser, disponibilizando pelo portal videos, matérias, entrevistas etc, assim como informações sobre os shows históricos que  aconteceram mediante este festival.
Dúvidas são enviadas e respondidas instantaneamente pelo formspring oficial do festival. Muitas curiosidades e notícias são postadas por twitter e facebook, no qual são retuitadas ou curtidas pelo público que os seguem. Essa campanha segmentada casou completamente com o propósito do festival: chamar os jovens, assim como seus  pais para se juntar a este momento único e aproveitar para compartilhar de momentos inesquecíveis na cidade do  rock, a qual foi feito todo um grande projeto sobre a elaboração da mesma.
A época de divulgação também foi muito oportuna pois começou a ser divulgado exatamente um ano antes, propiciando uma grande margem de tempo para que tudo ocorra como o planejado tanto para a organização como para o público que deseja se deslocar de qualquer canto do país, e não como alguns festivais que nem possuem um nome conhecido querer fazer e divulgar tudo às pressas (lê-se SWU).
Além do Rock in Rio possuir um nome de respeito e uma reputação a ser zelada, o homem por trás de tudo já tem experiência no que diz respeito à uma boa organização, desde os primórdios da existência do mesmo: Roberto Medina.
Portanto, informações e notícias estão sendo enviadas a todo momento pelo portal, twitter e facebook para que o público fique ciente e decida quais dias irão participar deste grande evento que sempre mobilizou todo o país. Os  ingressos também serão comercializados de uma forma inovadora: a principio vai abrir a venda de um cartão que  possibilita as pessoas escolherem o dia em que vão querer ir, de acordo com o line-up de cada dia for sendo divulgado. Isso nada mais é que uma estratégia para saber realmente se o negócio vai ter êxito ou não. Roberto  Medina afirmou que fez isso em outros países como Espanha e Portugal e sempre dava certo. No site oficial também tem opções para persolanizar seu twitter com layouts da campanha do Rock In Rio, twibbons, papéis de parede, tour virtual, mapa, localização, etc.
Última notícia foi confirmada primeira grande atração do Rock in Rio 2011: Metallica foi escolhido para compor a line-up do dia do Metal junto com as bandas brasileiras Sepultura e Angra.
Estamos todos ansiosos pelo o que está pra ser confirmado ainda. Por isso, fiquem ligados em twitter, facebook e mandem suas dúvidas para o formspring do festival. Ninguém vai querer ficar de fora.




Ariana Monteiro Analfio

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